Bernanke, o preocupante

domingo, 17 de fevereiro de 2008 Leave a Comment

As declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, forneceram ao mercado financeiro internacional mais uma dose de incerteza. "As coisas não vão tão mal assim", é um bom resumo do que disse o presidente do Fed em seu depoimento hoje diante do Comitê de Bancos do Senado dos Estados Unidos. "A economia vai bem, mas há problemas no crédito, no setor imobiliário e no emprego".

Ou seja, a economia não vão tão mal, mas os problemas podem ocorrer no crédito (que move a economia americana), nos imóveis (que vem recebendo a maior parte dos recursos dos investidores) e na geração de empregos, (cujos salários complementam o crédito na hora de mover a economia). Ou seja, Bernanke diz que o paciente está saudável, apesar de ter uma profunda anemia, problemas no coração e no sistema imunológico. Não por acaso, no início da tarde a Bolsa de Nova York apresentava uma leve baixa de 0,4% a 12 506 pontos.

Outro motivo para a queda foi o anúncio, pelo banco suíço UBS (que controla o banco UBS Pactual no Brasil) de uma baixa contábil de 13,7 bilhões de dólares. Não é tanto quando os 18,1 bilhões anunciados pelo Citigroup no fim do ano passado, mas mesmo assim é um dado respeitável. Moral da história, mais pressão de baixa nas ações.

E por aqui? A Bolsa de São Paulo está em alta de 0,43% no início da tarde, depois de haver registrado um avanço de 1% no melhor momentodo dia. O que anima os investidores aqui são as boas notícias com relação à inflação divulgadas na quarta-feira (em que o IPCA de janeiro foi de 0,54% em vez dos 0,73% previstos) e a criação de empregos.


0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo