,

Empresa russa e banco chinês têm interesse na Xstrata.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008 Leave a Comment


06/02/2008 - A Vale poderá ganhar dois concorrentes para a aquisição da mineradora anglo-suíça Xstrata. De acordo com a página eletrônica do diário Financial Times (FT), a gigante russa do alumínio Rusal e o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês) também estariam interessados na compra da Xstrata.

Segundo o jornal britânico, tanto a Rusal como o CDB já teriam feito
contatos com a Glencore, maior acionista da Xstrata, com 35% de participação. Ocorre que a Glencore possui também fatia de 12% no capital da empresa russa, o que poderia facilitar o caminho para um eventual negócio entre as duas.

A venda para a Rusal poderia ser uma jogada estratégica interessante para a Glencore, segundo o FT, pois a empresa teria condições de se beneficiar da valorização da Xstrata, puxada pelas expectativas de um reajuste significativo nos preços do minério.

Ao mesmo tempo, a Glencore também poderia manter indiretamente sua
participação na mineradora pretendida pela Vale. Por aqui, a expectativa é de que a Vale esteja em vias de apresentar sua proposta oficial pela Xstrata. Após fechar o pacote de financiamento de US$ 50 bilhões com um grupo de oito bancos, a empresa brasileira espera apenas a palavra final de seus controladores e do governo para formalizar a oferta, que também prevê uma emissão de 1,2 bilhão de ações preferenciais tipo A.
(Valor Online)

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo