Inflação volta a ficar mais pressionada no Brasil

quarta-feira, 19 de março de 2008 Leave a Comment

A inflação volta a ficar mais pressionada no Brasil. O IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, veio bem acima do previsto na segunda prévia do mês. A variação ficou em 0,78%, sendo que as projeções estavam na faixa de 0,5%.

A pressão maior veio do atacado e, novamente, como tem sido constante desde o ano passado, com destaque para os produtos agrícolas. O IPA avançou 1,08%, com os produtos agrícolas registrando alta de 1,39%. Grãos estão entre as maiores altas. Reflexo ainda de pressões de preços que vêm do mercado internacional.

Aliás, essa é uma das grandes dúvidas quanto à evolução da inflação este ano. Os preços de commodities continuam em patamar muito elevado, como é o caso dos produtos agrícolas, por conta da demanda mundial ainda aquecida, puxada, especialmente, pela China.

Pode ser que a crise nos Estados Unidos acabe tendo reflexos no comércio internacional, freando inclusive a demanda chinesa, dado o forte intercâmbio entre China e os Estados Unidos. Essa retração poderia ter impacto sobre a evolução dos preços. Movimento que pesaria no resultado das exportações brasileiras mas, em contrapartida, contribuiria para uma trajetória mais favorável da inflação doméstica.

Mas, por enquanto, não dá para ter segurança quanto ao que irá acontecer de fato. A China pode resistir e manter a demanda mundial ainda aquecida. Consequentemente, os preços podem permanecer em patamar elevado, pressionando a inflação aqui no Brasil. Sem esquecer que movimentos especulativos, além do baixo nível de estoques também tendem a segurar as cotações em nível mais alto.

Independentemente de novas pressões, o novo avanço do IGP-M não é um bom sinal. Até porque aumentos no atacado tendem a ter algum impacto posterior no varejo.
Fonte: Invertia

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo