Processo de despejos crescem 60% em um ano nos EUA

quinta-feira, 13 de março de 2008 Leave a Comment

Os processos de despejo nos Estados Unidos estão num patamar 60% mais elevado do que no mesmo período do ano passado, mostra uma reportagem da CNN Money. Mais de 220 mil processos foram iniciados no mês, que inclui venda de imóveis e retomada pelos bancos (46 mil). Em comparação a janeiro, o índice caiu 4%, mas a queda é sazonal, dizem analistas, porque no primeiro mês do ano as ações sobem muito em função do endividamento descontrolado das famílias no final do ano.

As más notícias da economia americana derrubaram as bolsas asiáticas hoje e provocou nova desvalorização recorde do dólar frente a outras moedas. O euro foi cotado a US$ 1,56 enquanto o dólar chegou a valer 99,8 ienes, o menor patamar dos últimos doze anos. O índice Nikei, de Tóquio, caiu 3,33%, e já perdeu quase um terço de seu valor desde julho do ano passado. Hong Kong caiu 4,79% e Xangai 2,43%. As bolsas européias também abriram em queda: Londres 1,66%, Paris 2,29% e Frankfurt 2,25% por volta das 9h. (veja aqui como estão os indicadores)

A crise imobiliária nos Estados Unidos é o pivô da crise econômica que estamos vendo agora. Quando o crédito estava farto, os bancos americanos emprestaram dinheiro para financiamento de imóveis a pessoas com mau histórico de crédito. Essas famílias se endividaram a juros mais altos no longo prazo. Com o aumento das compras, o preço dos imóveis subiu muito. Com preços mais altos, as famílias tomavam novos empréstimos e financiavam novas compras, formando um ciclo vicioso. Agora estamos vendo o estouro da bolha, com os preços despencando, e as famílias quebrando e entrando em processo de despejo. Veja no gráfico abaixo, feito pela CNNMoney como os processos de despejo estão num patamar muito mais elevado que há um ano: (leia
aqui a reportagem da CNNMoney)



0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo