Uma Páscoa de fartura para os brasileiros

sexta-feira, 21 de março de 2008 Leave a Comment

Pesquisa revela que média é de três ovos por pessoa

O brasileiro, quarto maior consumidor de chocolate do mundo, promete fazer justiça à sua posição na Páscoa deste ano. Dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revelam que 56% dos consumidores brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate para celebrar a festa. Segundo o estudo, encomendado à Ipsos Public Affairs, a média de consumo é de três unidades por pessoa.
Os jovens são os que mais compram. Dos pesquisados com idade entre 16 e 24 anos, 69% disseram que vão comprar ovos para esta Páscoa.

No levantamento por regiões, a campeã de consumo é o Sul, com 66% de repostas positivas. Em seguida, estão as regiões Norte e Centro-Oeste (59%) e Sudeste (53%). Os nordestinos deverão consumir menos chocolate. Apenas 51% dos entrevistados pretendem comprar ovos.

A dona de casa Fernanda Cizotto é um retrato desse consumidor que colabora para engordar o faturamento da indústria do chocolate nesta época do ano. Desde o início da semana passada, quando começou a fazer as compras para a Páscoa, ela já levou mais de 30 unidades. São presentes para familiares, amigos e até professores de sua filha, Esther, de 10 anos. “Depois desses (os ovos que leva não mão), não vou comprar mais”, diz. “Já é o suficiente.”

Na outra ponta dessa cadeira estão os fabricantes de ovos, que andam trabalhando dobrado. A aposentada Sandra Fernandes deixou de aceitar encomendas uma semana antes da Páscoa. Ela vende chocolates durante todo o ano, mas o pico de produção ocorre semanas antes do feriado. Neste período, seu faturamento mais que dobra. E o trabalho também. Ainda que os preços dos ovos de Páscoa estejam mais altos neste ano (aumento de 7,3%, segundo pesquisa do Procon), Sandra diz que continua recebendo cada vez mais encomendas.


O principal motivo, explica, é que o ovo caseiro tem um diferencial: a possibilidade de oferecer ao cliente produtos feitos sob medida. “Tem gente que quer cada metade de um jeito, e aqui eu consigo fazer.” Para a Páscoa, a indústria de chocolate espera vender 100 milhões de ovos, o equivalente a 22,9 mil toneladas de chocolate. Em cifras, essas vendas correspondem a um faturamento de R$ 767 milhões.
Fonte: Estadão

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo