,

Copom surpreende com alta de 0,5 ponto na Selic

quinta-feira, 17 de abril de 2008 Leave a Comment

São Paulo, 17 de Abril de 2008 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que apostava em alta de 0,25 ponto. O aumento põe fim ao ciclo de manutenção da taxa em 11,25%, que começou em setembro de 2007.


Em comunicado, o BC alegou que a medida contribuirá para a diminuição do risco inflacionário. "Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a Selic para 11,75% ao ano, sem viés", diz o comunicado. Com o aumento, a taxa real de juros (descontada a inflação) fica em 7,1%. É a maior taxa real do mundo.


O aumento tem, no entanto, pouco efeito na vida prática do cidadão. Isso porque os bancos e as financeiras já estão cobrando um spread (diferença entre o juro captado e o cobrado) elevado nos empréstimos e nos cartões de crédito. A expectativa é de não haver novas altas da Selic nos próximos meses. Por isso, dificilmente esse 0,5 ponto percentual será repassado para a clientela. Para os empréstimos a empresas, também dificilmente deve haver repasses. O que predomina é a negociação.

Fonte: Gazeta Mercantil

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo