, , , , ,

O que são Finanças Corporativas ?

sexta-feira, 23 de maio de 2008 Leave a Comment

A Comissão de Finanças Corporativas reúne as principais instituições financeiras do mercado de capitais que atuam nessa área e tem por objetivo, promover o fortalecimento do mercado de capitais como instrumento de financiamento ao desenvolvimento auto sustentado da economia brasileira, assegurando a adoção das melhores práticas pelos seus participantes.

A área de Finanças Corporativas das instituições financeiras desenvolve modelos de negócios inovadores com uma complexa estruturação financeira para empresas, através de operações de mercado de capitais doméstico e internacional, operações de financiamento de projetos ou fusões e aquisições. Toda essa engenharia financeira pode ainda envolver estruturações cumulativas. Por exemplo, uma aquisição com financiamento via captação no mercado de capitais, ou ainda, um financiamento de projetos que envolvam recursos tanto de agências de fomento como de mercado de capitais, etc.

Fusões e Aquisições

[Continue Lendo...]


    Operação que envolve a assessoria para compra e venda de empresas, no Brasil ou no exterior. Pode ser ainda assessoria para a formação de joint ventures, acordos de acionistas, reestruturações societárias, cisões, parcerias estratégicas e privatizações.

    A estruturação de um operação desse tipo, envolve processos que vão desde a negociação entre acionistas controladores à complexo processo de avaliação do valor da firma (valuation).

    Além de envolverem elevado nível de sofisticação, são operações que demandam maior tempo para conclusão.

    Financiamento de Projetos
    Uma operação de financiamento de projetos, envolve várias etapas, como a criação e constituição de sociedades de propósito específico (SPC) para ter segregados todos os ativos do projeto a ser financiado, negociação com os principais organismos de crédito internacionais e nacionais (Bird, Banco Mundial, BNDES, Eximbank, etc), nos estudos de viabilidade econômica e na realização de formas alternativas de financiamento.

    Mercado de Capitais
    Dívida no mercado internacional: estruturação de emissões de dívida, para colocação no mercado internacional, através de instrumentos como: commercial papers, eurobonds, securiticação de recebíveis, notes.

    Dívida no mercado local: estruturação, coordenação e distribuição de ofertas como debêntures, notas promissórias e securitizações.

    Ações: estruturação de ofertas de ações por abertura de capital (IPO) ou aumento de capital para distribuição tanto para investidores no Brasil quanto no exterior. As emissões para distribuição no mercado externo podem ser através de ADRs (American Depositary Receipts) ou ações propriamente ditas.

    Estas áreas das instituições financeiras estruturam ainda ofertas como fechamento de capital, ofertas secundárias de ações (Block trades), emissões de debêntures conversíveis ou permutáveis.
    Fonte: Anbid

Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo