, , , ,

OGX faz o maior IPO da história da bolsa brasileira

sábado, 14 de junho de 2008 Leave a Comment

Ações da petrolífera de Eike Batista disparam mais de 18% na estréia; empresa levanta R$ 6,7 bilhões

EXAME_ Pela primeira vez em 2008, uma oferta pública de ações causou alvoroço na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Logo nos primeiros minutos de negociação, as ações da OGX, petrolífera do empresário Eike Batista, dispararam mais de 18%, depois de já terem seu preço inicial fixado no teto da faixa prevista pelo banco UBS Pactual, coordenador da operação. No fechamento, os papéis registravam alta de 8,31%, cotados a 1225 reais.

A empresa conseguiu captar 6,7 bilhões de reais, superando a Bovespa Holding – que levantou 6,6 bilhões de reais - e levando o título de maior IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial) da história da bolsa brasileira. Ao todo, foram ofertadas 5.934.273 ações, ao preço de 1.131 reais cada. De acordo com analistas, a demanda pelos papéis da OGX foi dez vezes maior que a oferta.

“O sucesso dessa oferta pode ter um efeito psicológico importante. É possível que outras empresas se animem a entrar no mercado e, aos poucos, haja uma retomada dos IPOs”, diz João Augusto Frota Salles, economista da consultoria Lopes Filho. No ano passado, foram realizadas 64 aberturas de capital, que movimentaram 55,6 bilhões de reais. A Bovespa nunca havia registrado tantas estréias em um único ano. Em 2008, no entanto, com a crise do crédito hipotecário de alto risco nos Estados Unidos (subprime), poucas foram as companhias que se arriscaram a entrar na Bolsa. Os papéis das três empresas que decidiram manter seus planos de abertura de capital – Nutriplant, Hypermarcas e Le Lis Blanc – estrearam com queda na Bovespa.

Agora, a OGX quebra esse ciclo de maus resultados e desponta como uma promessa de bons ganhos. Para os analistas, o preço recorde do petróleo no mercado internacional e a percepção entre os investidores de que Eike Batista é um bom gestor de negócios tornam os papéis atraentes. “E, para ajudar ainda mais a companhia na estréia, a Petrobras anuncia a descoberta de um novo campo de petróleo. Isso aguça os investidores”, diz um analista.

Nasce uma gigante

A OGX já chega à Bovespa desbancando colossos como Eletrobrás, Aracruz, ALL e Cemig. Com valor de mercado de 36,5 bilhões de reais, a companhia conquista o 12º lugar no ranking das maiores empresas da Bolsa.

Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo