,

Confira a agenda do investidor para a terceira semana de julho

sábado, 12 de julho de 2008 Leave a Comment

SÃO PAULO - Dentro da agenda da terceira semana de julho, os investidores estarão atentos, sobretudo, à minuta da última reunião do Fed, na quarta-feira (16). Além disso, as vendas ao varejo e os índices de preços ao consumidor e produtor, todos referentes ao mês de junho, devem exercer forte influência.

Assim como no front internacional, no cenário doméstico o destaque fica para os índices de preços a serem publicados, sobretudo o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do acumulado de julho.
> Segunda-feira (14/7)
- Brasil

8h30 - O Banco Central organiza o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.
- EUA
Não serão apresentados índices relevantes no país.
- Japão
Este será o primeiro dia da reunião do BoJ (Banco do Japão), que define a taxa básica de juro do país. Neste encontro inicial, os diretores se reúnem para analisar os dados econômicos correntes.
> Terça-feira (15/7)
- Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a Pesquisa do Comércio de maio, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.
- EUA
9h30 - O Departamento de Trabalho apresenta os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de junho.

9h30 - Destaque também para o indicador Retail Sales referente ao mês de junho, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

9h30 - O Fed de Nova York divulga o NY Empire State Index de julho, índice com o intuito de medir a atividade manufatureira no estado.

11h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês maio.
- Japão
Em seu segundo dia de reunião, o BoJ divulga a decisão sobre a taxa básica de juro do Japão.
> Quarta-feira (16/7)
- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de julho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

08h00 - A mesma instituição apresenta o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do mês de julho. O índice, que é formado por um conjunto de indicadores de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.
- EUA
9h30 - Destaque para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de junho.

10h00 - Será apresentado o Net Foreign Purchases de maio, que mede as compras líquidas de ativos norte-americanos por parte de estrangeiros.

10h15 - Atenção aos números do setor industrial do mês de junho, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

11h30 - Atenção para o relatório de Estoques de Petróleo, que é semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA é o maior consumidor do combustível.

15h00 - Investidores aguardam a minuta do Fed, documento que justifica a opção da autoridade monetária por manter a taxa básica de juro do país em 2,00% ao ano em sua última reunião.
> Quinta-feira (17/7)
- Brasil

Não serão apresentados índices relevantes no País.
- EUA
9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

9h30 - Serão apresentados os dados do setor imobiliário local, através dos índices Housing Starts e Building Permits, que medem, respectivamente, o número de casas que começaram a ser construídas e quantas autorizações para a construção de imóveis foram concedidas no mês de junho.

11h00 - O Fed da Philadelphia divulga o Philadelphia Fed Index de julho, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.
> Sexta-feira (18/7)
- Brasil
07h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) anuncia o IPC referente à segunda quadrissemana de julho. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.
- EUA
Não serão apresentados índices relevantes no país.

Como começa a semana subseqüente?
> Segunda-feira (21/7)
- Brasil

8h00 - A FGV apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decêndio de julho, que é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia.

8h30 - O Banco Central organiza o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

O dia também será marcado pelo vencimento de opções sobre ações negociadas na Bovespa.
- EUA
11h00 - A Conference Board apresenta o Leading Indicators referente ao mês de junho. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção. Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo