, ,

Depois da Odebrecht, Equador ameaça expulsar Petrobras

domingo, 5 de outubro de 2008 Leave a Comment

O cone sul está vivendo um jeito muito diferente de fazer política e negócios, especialmente os países como Venezuela, Peru e Equador.

No jogo de interesses onde estes têm reservas naturais de Petróleo e Gás natural mas carece de dinheiro e tecnologia para extração destes e o Brasi le alguns outros países dispões destes recursos a tática adotada está sendo de permitir que investidores empregue o seu capital financeiro humano e tecnológico para alavancar os negócios e quando estes já estão dando frutos os governantes destes países inventam maneiras de expulsar as empresas exploradoras.

Até que não é má idéia adotar este tipo de política, considerando que estes países que as adotam se isolem do mundo e se tornem auto sificientes em tudo, o que é impossível nos dias de hoje, só não podem esquecer que as economias de hoje estão fazendo esforço brutal na abertura de seus mercados e disputando a tapa investimentos extrangeiros.
Acho que é hora de repensar esta forma de fazer políticas externas e aprender o jogo da diplomacia, coisa que os asiáticos aprenderam rápido e vem vindo com força total.
Neste jogo ganha quem sai na frente e perde quem segura a lanterna.
Por: M Nogueira
veja a matéria do G1 e forme sua opinião

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo