,

Programa de swap pode superar US$50 bi, diz Meirelles

domingo, 9 de novembro de 2008 Leave a Comment

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o programa de swap cambial do BC pode ultrapassar os 50 bilhões de dólares já anunciados.
Veja a seguir trechos de uma entrevista concedida por Meirelles à Reuters neste domingo.

Pergunta - Qual é a principal questão sobre a crise que preocupa no curto prazo?


Meirelles- "A grande questão a ser observada no curto prazo é exatamente a restrição de crédito, não só nos Estados Unidos e na Europa, mas a restrição de crédito internacional e a consequência disto para o resto do mundo e o funcionamento dos mercados. Porque em alguns países, principalmente, os mercados estão disfucionais"

Pergunta- Os governos já fizeram o que poderiam para restaurar o crédito?

"É um pouco prematuro fazer essa avaliação porque, no caso dos Estados Unidos, o programa ainda não foi implantado. Dos 850 bilhões de dólares definidos pelo Congresso americano como disponíveis para aplicação, apenas 250 bilhões de dólares foram definidos como sendo direcionados para recomposição de capital das instituições financeiras. O restante evidentemente será definido em conjunto, suponho, pela administração que termina o mandato e pela administração que vai se iniciar."

Pergunta - O período de transição de governo nos Estados Unidos pode tornar as ações anticrise mais lentas?

Meirelles - Eu particularemente espero que a definição do processo eleitoral americano possa agora acelerar a direção e o encaminhamento das questões.

Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo