, ,

Petrobras: mesmo esperando "ano difícil", Ágora recomenda compra das ações

domingo, 14 de dezembro de 2008 Leave a Comment

SÃO PAULO - A equipe de analistas da Ágora revisou nesta sexta-feira (12) suas estimativas para as ações da Petrobras (PETR4), incorporando novas premissas para o cenário macroeconômico, além dos resultados apresentados no terceiro trimestre de 2008. Para dezembro de 2009, o preço-alvo ficou em R$ 31,30, o que equivale a um potencial de valorização de 40,2%.

Embalada pelas perspectivas em relação ao pré-sal, a equipe de analistas recomendou a compra dos papéis visando o longo prazo, "onde deveremos observar uma recuperação do preço do petróleo, além do aumento da produção da empresa".

Para 2009, no entanto, a corretora espera que a cotação do barril do petróleo fique mais baixa no ano que vem, o que deve trazer efeito negativo no resultado da empresa. O Ebitda (geração operacional de caixa) deverá encolher 11,2%, enquanto o lucro líquido cairá 33,9%, nas projeções do grupo.

"Esperamos um ano mais difícil para a Petrobras, em função da redução do preço do petróleo no mercado internacional, impactando os preços dos derivados", revelaram os analistas. "As despesas deverão continuar elevadas, dado o último reajuste de salários concedido aos funcionários".

Risco financeiro A situação financeira da Petrobras não foi foco de muitas críticas pela corretora, que previu que a empresa encerre 2009 com uma relação Dívida Líquida/Ebitda de aproximadamente 1,1x.

Descobertas no pré-sal


Para 2009, a corretora ressaltou que a região do pré-sal foi ainda pouco explorada, sem ser claro quanto poderá ser extraído das rochas. Além disso, poucas sondas estão disponíveis para explorar as águas ultra profundas, o que dificulta as descobertas no curto prazo.

"De todos os blocos já licitados onde a Petrobras é a operadora, a única quantificação feita até o momento na Bacia de Santos foi o BM-S-11. Nos demais a empresa apenas notificou a existência de óleo leve", completa a Ágora. "No litoral do Espírito Santo, a companhia informou uma importante descoberta, com volume estimado entre 1,5 e 2,0 bilhões de barris de óleo, tudo pertencente a ela".
Adicionar esta notícia no Linkk Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo