,

Gargalos dos Setores Privado e Público na Economia Brasileira

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 Leave a Comment


 Tags: Gargalos - ponto de extrangulamento - investimentos - setor privado e público.
A economia do Brasil vem sendo alvo de expertativas positivas relacionadas ao seu alto potencial de crescimento, especialmente no que diz respeito ao seu consumo interno, mas as empresas ainda são pegas de "surpresa" e não raramente, provam que poderiam investir mais em sua capacidade produtiva/operacional para tranquilizar seus consumidores e eliminar transtornos  evitáveis.

 Os gargalos econômicos ou pontos de estrangulamento são limitações que travam o crescimento da economia, quer seja pela falta de investimentos, quer seja pela má alocação de recursos direcionados a este fim. Desta forma os setores onde o crescimento da demanda ultrapassa a capacidade instalada de atendimento o transtorno será inevitável.
Tento justificar com este texto que não são só os setores da produção mas também o  de serviços geram pontos de estrangulamento indesejáveis para a nossa economia.
No Brasil temos, apesar de ótimas espectativas de crescimento em várias demandas, os investimentos parecem só chegar quando o pior já aconteceu, ou seja, quando há a saturação da capacidade em atender a necessidade do mercado e questão, eis alguns deles.

Comunicação
Atualmente vivemos a falsa impressão de que devemos nos orgulhar dos serviços de telefonia celular, porém basta se retirar dos centros das cidades para notar que na verdade eles só são eficientes nos centros destas, sem contar que muitas vezes ao tentar realizar uma chamada temos um aviso de "sistema congestionado" .

O sistema de pagamentos de uma grande companhia de cartões surpreendeu clientes e lojistas ao não completar as transações de compras no natal de 2009, os prejuísos estão sendo calculados.

Usuários de banda larga em São Paulo viveram dias terríveis por falhas no sistema de uma das empresas da cidade, depois de muitas notificações da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] sem solução , a agência resolveu suspender a venda do serviços , após isso a empresa anunciou investimentos na sua capacidade operacional e o serviço apresentou melhorias. [os usuários do serviço amargaram prejuísos e ainda não foram resarcidos].

Transportes
As condições das estradas é um dos maiores problemas para a economia de nosso país. Basicamente nosso sistema de trasporte se dá pelas rodovias e as condições precárias destas, encarecem fretes, diminue a vida útil dos veículos e é responsável por milhares de acidentes fatais por todo o país.

A aviação brasileira cresce como poucas no mundo, duas vezes o PIB em média, mas os investimentos não acompanham este crescimento, ocasionando atrasos [apagão aéreo], saturação dos aeroportos e muitas vezes essa saturação é responsável por acidentes que poderiam ser minimizados.

Entre muitos outros, os setores acima apresentam crescimento sólido e continuado, justificando investimentos que superem a capacidade atual, para que, com um crescimento futuro estes gargalos não inpeçam o país de crescer.

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo