Petrobrás Descobre Óleo em Águas Rasas na Bacia de Campos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 Leave a Comment

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2010 – Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras comunica que concluiu a perfuração do poço exploratório 4-PM-53 em águas rasas (200 metros) no pós-sal da Bacia de Campos. O poço permitiu a descoberta de uma nova área produtora adjacente ao Campo de Pampo.

Perfurado a seis quilômetros da PPM-1 (Plataforma de Pampo), com o poço constatou-se uma coluna contínua de 128 metros de óleo de 20 graus API nos calcários albianos em reservatórios de ótimas características de porosidade e permeabilidade. O volume de óleo recuperável é estimado em 25 milhões de barris.

Devido a qualidade e a espessura do reservatório, estima-se que a vazão de óleo do poço será de cerca de três mil barris por dia. Esta descoberta abre uma importante frente exploratória à leste das concessões de Pampo e Bicudo.

Como no local já existe infraestrutura de produção instalada, o poço irá iniciar a produção ainda este ano. Estuda-se a sua interligação com a plataforma PPM-1 ou com a plataforma P-7, produtora no campo de Bicudo.

A descoberta é fruto da execução da estratégia exploratória de intensificar os trabalhos próximos a campos em produção, e visa a aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir os custos de produção e agilizar a produção de novos volumes de óleo. A Companhia pretende perfurar novos poços na região.
Fonte: petrobras.com.br/ri

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo