,

"Mercado em Movimento" O que você deve saber sobre investimentos de médio prazo

segunda-feira, 7 de abril de 2008 Leave a Comment

Objetivos de investimento de médio prazo podem ser definidos como aqueles para os quais você investe por período de um a três anos. Por exemplo, uma viagem de férias, um curso no exterior, a compra de um carro novo ou a entrada para a compra de um imóvel.

Neste caso, como o prazo começa a se alongar é possível pensar em diversificar em produtos de investimento mais arrojados.

Uma boa opção, segundo especialistas, é começar a investir em renda variável, via fundos de investimento em ações, por exemplo. Entretanto, não pense que essa categoria não sofre com as oscilações da Bolsa. Os fundos de ações sofrem os altos e baixos do mercado acionário, pois suas carteiras são compostas por ações negociadas na Bolsa de Valores.

De acordo com o professor de Finanças do Ibmec São Paulo, Ricardo Rocha, neste prazo de investimento o investidor pode aplicar uma parte do dinheiro em ativos de menor risco e outra em produtos com perfil mais agressivo. "É possível fazer um mix entre renda fixa, para se proteger das oscilações do mercado, e renda variável, que oferece maiores retornos em troca de maiores riscos", avalia o professor. O percentual deste mix vai depender dos objetivos, da idade e do perfil de risco do investidor.

Rocha recomenda que os investidores tenham uma meta anual de ganhos que esteja alinhado aos seus objetivos. Por isso, alerta que é importante ter uma gestão dinâmica da carteira de investimentos. "Não se pode deixar tudo na mão do gestor e esquecer-se de acompanhar. Pelo contrário, é preciso acompanhar o mercado, estar por dentro da economia. Seguir de perto o desempenho das empresas ou fundos nas quais você investiu é fundamental", alerta o professor.

Outros consultores acreditam que tão importante quanto estabelecer uma meta de ganhos é criar um piso para as perdas, quando seus objetivos são de curto ou médio prazos.

Produtos mais comuns para o mix da carteira:

Fundos Multimercado - são aqueles que investem em diversas classes de ativos (renda fixa, câmbio e ações)
Fundos de Ações - são aqueles que investem seus recursos em ações majoritariamente, estando sujeitos às oscilações da bolsa de valores.
Renda Fixa pré e pós-fixada - Aplicam em títulos com taxas de juros pré-fixadas, ou seja, previamente acordadas. Já os pós-fixados são aqueles que você só conhecerá o retorno no dia do vencimento.
Fundos Referenciados DI - São fundos de investimento mais conservadores porque investem principalmente em tí ;tulos do governo (considerados livre de risco). Nos últimos anos tem tido rentabilidade acima da inflação.

O que devo perguntar sobre estes produtos?

- É recomendado a todo invesrtidor ler o prospecto do fundo que ele pretende investir. Nele você vai encontrar informações sobre:

*_O objetivo do fundo
*_A política de investimento
*_Os fatores de risco do fundo
*_As regras de movimentação (qual é a carência/prazos para resgates).
*_Local de atendimento aos cotistas com telefone e endereço

- Além de ler o prospecto, antes de entrar em um fundo você deve verificar qual é a taxa de adminstração cobrada e a performance obtida nos últimos meses ou anos. Mas lembre-se, a performance passado dos fundos de investimento já descontou a taxa de administração.

- Pergunte também sobre as regras de tributação do fundo, pois se este fundo for de renda fixa ele pode ser de curto prazo ou de longo prazo. Se seu objetivo for de investir acima de 1 ano, invista sempre em fundos de longo prazo pois a tributação é menor.

- É importante saber qual é o benchmark do fundo (CDI é o mais conhecido para os fundos Referenciados DI e de Renda Fixa). Já o Indice Bovespa é um dos principais benchmarks dos fundos de ações.

- Rentabilidade - pergunte ao seu gerente qual é a rentabilidade do fundo que você pretende investir. Confira as rentabilidades passadas. Apesar de elas não garantirem ganhos futuros podem dar uma idéia sobre a performance do gestor do seu fundo.

Fique atento!!!
Nem sempre o fundo que apresenta a maior rentabilidade em um determinado período passado pode ser considerado o melhor. É preciso medir a relação entre o risco e retorno deste fundo. Quanto maior o risco assumido maior deve ser o potencial de valorização de um investimento. Todo o investimento embute certo grau de risco, mesmo os mais conservadores. Então esteja certo de que conhece os riscos da aplicação antes de investir suas economias.

Fonte: Cartilha Anbid

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo