, , , ,

Acionistas aprovam fusão entre Totvs e Datasul

sábado, 23 de agosto de 2008 Leave a Comment

SÃO PAULO (Reuters) - Em assembléias realizadas simultaneamente nesta terça-feira, os acionistas das empresas de software Totvs e Datasul aprovaram a fusão das duas companhias.

O negócio foi anunciado ao mercado no dia 22 de julho e será feito por meio de incorporação de ações da Datasul por uma subsidiária integral da Totvs, a Makira.

Os acionistas da Datasul passarão a deter 14,3 por cento do capital da Totvs e ainda receberão 480 milhões de reais.

A transação foi aprovada pelos conselhos de administração das companhias no dia 24 de julho. Nesta terça-feira, segundo comunicado distribuído à imprensa, mais de dois terços dos acionistas das duas companhias aprovaram o negócio, que cria a nona maior empresa de software de gestão do mundo.

Segundo o comunicado, somados os últimos 12 meses encerrados em março de 2008, as operações conjuntas de Totvs e Datasul apresentaram uma receita bruta não auditada de 778 milhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, da sigla em inglês) de 155 milhões de reais, com margem Ebitda superior a 22 por cento.

Juntas, elas passam a atender uma base de 21 mil clientes e a controlar 270 canais de distribuição. As duas companhias brasileiras adotaram estratégias semelhantes para crescer em um segmento dominado por multinacionais como SAP e IBM.

Ambas foram ao Novo Mercado da Bovespa em 2006 para captar recursos e cresceram graças a aquisições de rivais de menor porte.

Em número de instalações, a Totvs já é a líder do mercado nacional, seguida de perto pela SAP, de acordo com uma pesquisa divulgada em maio deste ano pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo mostra que a Totvs responde por 24 por cento dos softwares de gestão instalados nas empresas entrevistadas, seguida pela SAP, com 23 por cento, e Oracle, com 17 por cento. A Datasul representava 16 por cento das instalações.

(Por Taís Fuoco)
Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo