, , ,

BM&FBOVESPA lança os Índices Small Cap e MidLarge Cap

domingo, 31 de agosto de 2008 Leave a Comment

Índices medem separadamente desempenho de ações de empresas a partir da capitalização de mercado

Dois novos indicadores passam a fazer parte do mercado acionário brasileiro a partir do pregão de 1º de setembro de 2008. São os índices BM&FBOVESPA MidLarge Cap e o BM&FBOVESPA Small Cap, cujas carteiras medirão o retorno de ações de empresas a partir do critério de valor de mercado. Sob códigos MLCX e SMLL, respectivamente, os índices terão suas carteiras reavaliadas a cada quatro meses.

A criação do MLCX e SMLL atende a demanda do mercado por uma referência oficial que utilize o market capitalization como premissa básica para a segmentação das carteiras. O IBrX 50, em comparação, inicialmente separa as 50 ações com maiores índices de negociabilidade e com presença em 80% dos pregões nos doze meses anteriores para, depois, ponderar a participação da carteira pelo free float..

Os índices BM&FBOVESPA MidLarge Cap e BM&FBOVESPA Small Cap foram elaborados de acordo com padrões internacionais permitindo que se tornem referenciais para os investidores e administradores de carteira..

Ações Elegíveis

Serão elegíveis ao Índice MidLarge Cap os ativos de empresas que representarem 85% do valor de mercado total da Bolsa. Já as ações que ficarem de fora desse universo participarão do Índice Small Cap. As empresas emissoras de Brazilian Depository Receipts (BDRs) e aquelas em recuperação judicial ou com falência decretada não poderão participar dos indicadores.

Critérios de inclusão
Após a segmentação pelo valor de mercado, as ações elegíveis aos índices devem atender aos critérios de inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 98% do valor acumulado de todos os índices individuais. Devem ainda ter sido negociadas em 100% dos pregões nos doze meses anteriores ao início de vigência da carteira. É permitido a uma mesma empresa ter mais de uma ação nos índices, desde que elas preencham isoladamente os critérios de inclusão.

No caso de ações de empresas com menos de doze meses de listagem, serão elegíveis aquelas que tenham presença de 100% em pregão nos últimos seis meses do período de análise.

Critérios de exclusão

Nas revisões de carteira, a cada quatro meses, uma ação poderá sair do índice caso deixe de atender a um dos critérios de inclusão. Isso ocorrerá ainda durante a vigência da carteira, se a empresa emissora entrar em regime de recuperação judicial ou falência. Sempre que isso acontecer, serão efetuados os ajustes necessários para garantir a continuidade do índice.

Critério de Ponderação

O cálculo do valor de mercado de cada ação vai considerar apenas a quantidade de papéis em circulação (free float). Ficam de fora aqueles de propriedade dos controladores; dos administradores da companhia; os mantidos em tesouraria; e as ações preferenciais de classe especial, intransferíveis. A base dos índices MLCX e SMLL foi fixada em 1.000 pontos para a data de 30 de abril de 2008.
Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo