, , , ,

Vale e BHP Billiton decidem reduzir em 65% produção de joint venture

segunda-feira, 24 de novembro de 2008 Leave a Comment

SÃO PAULO - Mais um sinal de fragilidade das condições de mercado para commodities foi dado no último sábado (22), com o anúncio de que a joint-venture entre duas das maiores mineradoras do mundo - Vale (VALE5) e BHP Billiton - reduzirá sua produção total em cerca de dois terços.

A Samarco, cujas operações têm lugar no Brasil, possui capacidade nominal de produção igual a 21,6 milhões de toneladas métricas de pelotas anuais. Cada uma das gigantes de mineração possui 50% de participação no negócio.

Oligopólio
Segundo comunicado das companhias ao mercado, haverá redução de 65% de sua oferta no período compreendido entre o final de novembro e meados de janeiro do próximo ano, "de acordo com as condições de mercado atuais", afirmou a Vale. Já a empresa australiana informou que, ao final do período, "a situação dos mercados será reavaliada".

Todavia, foi ressaltado que a terceira planta da joint venture, inaugurada em abril deste ano, continuará normalmente suas operações, cuja capacidade nominal é de 7,6 milhões de toneladas métricas por ano. Junto à Rio Tinto, as companhias ofertam cerca de 75% do minério de ferro no mercado internacional.

InfoMoney
Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo