,

MERCADOS EM ALTA

terça-feira, 25 de novembro de 2008 Leave a Comment

Momento indica oportunidades




Nos últimos meses, o mercado de ações mexeu com os nervos de boa parte dos investidores. Ativos de companhias com fundamentos extremamente sólidos – caso de Petrobrás e Cia Vale do Rio Doce – chegaram a níveis bastante baixos e acabaram com a paz dos mais sossegados aplicadores. O momento, entretanto, é de olhar de forma diferente o que não parece tão óbvio, e podemos nos valer da máxima do mega-investidor americano, Warren Buffett, que diz que o segredo é “Ficar com medo quando todos são gananciosos e ser ganancioso quando todos estão com medo”. Essa filosofia indica que tempos difíceis podem servir como inspiração para os investidores, e que o período atual pode significar momentos de grandes oportunidades.


“Quem já tem ações, deve mantê-las. Quem ainda não tem, pode ter muitas vantagens, já que os preços das ações ainda estão muito baratos. O importante é lembrar que, ao comprar ativos, deve-se ir devagar, comprar aos poucos para fazer um bom preço médio. E se você escolher bem os papéis fará um ótimo negócio”, explica o estrategista da Lopes Filho Consultoria de Investimentos, Carlos Manuel, da Lopes Filho.

“O pior momento dessa crise já passou. Aos poucos os governos e os bancos centrais de todo o mundo estão tomando providências e devolvendo a tranqüilidade para os investidores”, afirma.

Os bancos Itaú e Unibanco, por exemplo, enxergaram uma oportunidade antes de o ano terminar. O anúncio da fusão entre as duas instituições, que cria o maior banco do Hemisfério Sul e um dos 20 maiores do mundo, mexeu positivamente com o espírito do mercado. Para os especialistas, essa união é bastante favorável, indica solidez do setor bancário nacional e cria expectativas para outras operações dentro desse nicho.

E quem pretende ingressar no mercado de ações, pode aproveitar os preços bastante baixos do mercado, lembrando naturalmente que nem todo preço baixo é uma oportunidade, já que é preciso investir em companhias sólidas de primeiro linha, com bons fundamentos, para garantir bons lucros.

Por Andréia Brasil /Wintrade
Bookmark and Share

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo