,

Corretoras | A queda da bolsa e seus impactos

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 Leave a Comment

Por Marinaldo Nogueira
No ano que se encerrou a bovespa amargou a sua maior perda acumulada em um ano desde a sua fundação, -41,22% de queda no preço médio de suas ações, isto se deveu em maior parte pela fuga dos investidores extrangeiros que se desfizeram de suas posições nesta para cobrir perdas em seus países causadas pela crise imobiliária Americana que por conseguinte secou a liquidez do sistema financeiro global.
Vimos dezenas de bancos extrageiros quebrando, seguradoras falindo e agora as grandes montadoras americanas na eminencia de pedir concordata, fato que tem gerado impacto direto na economia global e a Brasileira não passará ilesa.
Os bancos Brasileiros surprienderam com sua boa capacidade de gestão e se mostraram fortes num momento onde setor estava em terremoto ( ainda com o crédito limitado e caro), mas existe um setor interligado as finanças que ainda não se manifestou, o das corretoras de valores.
Neste momento de insegurança ( cautela) dos investidores as grandes corretoras teem os grandes bancos na sua retaguarda, mas o que esperar das corretoras independentes?
Uma boa fatia do faturamento das corretoras vem exatamente das taxas de corretagem, e com a queda no volume negociado da bovespa fica fácil crer que o faturamento destas também declinará.
Como em outros setores vejo até fim deste ano muitas corretoras pequenas sendo engolidas pelas gigantes como Ágora por exemplo.
Vamos esperar para ver...

Aguardo seus comentários

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo