,

Diretor da Link Investimentos recomenda: comprem ações em 2009!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 Leave a Comment

Diretor da Link Investimentos recomenda: comprem ações em 2009!

SÃO PAULO - "Comprem ações em 2009!". Já se antecipando, Frederico Meinberg, diretor de renda variável da Link Investimentos, rebate: "Não estou louco, sei que estamos passando por uma das piores crises já vividas na história".

Mesmo em meio às incertezas quanto ao futuro da economia global, Meinberg acredita que em 2009 poderemos encontrar excelentes oportunidades de investimento.

Ações coordenadas de bancos centrais, expectativas favoráveis para a economia brasileira e cenário de queda de juros no País fazem parte dos fundamentos propostos para suportar a ousada recomendação.

As medidas adotadas por bancos centrais ao redor do globo devem impedir a quebra de outras instituições financeiras. "Entendo que o pior da crise já passou". A quebra do banco norte-americano Lehman Brothers serviu para provar que o sistema não comporta um evento desta magnitude.

Lição de casa bem feita
Ao passo que novos dados relativos à atividade econômica mundial são divulgados, fica evidente que o ano de 2009 será marcado por uma considerável desaceleração econômica em nível global.

Contudo, a economia brasileira deve se manter acima da média mundial. "O País fez a lição de casa direitinho", avalia o diretor de renda variável da Link.

Dentre os indicadores de destaque, foco para as reservas cambiais na ordem de US$ 207 bilhões, o que permite uma situação credora do Brasil, incluindo a dívida externa privada.

Ademais, o crescimento da Ásia deve continuar sustentando o nosso crescimento.

Descontos extremos
Meinberg chama atenção para o fato de que muitas ações de empresas negociadas na bolsa ficaram baratas após o processo de desalavancagem mundial. Mas também alerta que o momento ainda é de incertezas e não é fácil prever exatamente quando o ciclo de alta das bolsas vai voltar.

Por outro lado, existe uma gama de empresas inseridas em setores sólidos, com forte geração de caixa, distribuição satisfatória de dividendos e boa administração que estão "extremamente descontadas".

O diretor acredita que papéis com liquidez, histórico de crescimento e perfil de crédito bom deverão retornar a patamares mais realistas. "Os descontos chegaram a tal nível que algumas empresas tiveram seu valor de mercado abaixo do seu caixa".

Possível "over reacting"
O mercado já vinha se posicionando para um cenário bem pessimista e Meinberg acredita que muito já esteja precificado. "No primeiro sinal de melhora, as ações voltarão a subir".

Para dar suporte à afirmativa, o diretor da Link faz um paralelo com as maiores altas anuais recentes do Ibovespa. Os picos de valorização do índice nesta base comparativa (+151,93% em 1999 e +97,34% em 2003) ocorreram após uma desvalorização expressiva nos anos anteriores, que poderiam ser vistos como "anos com crise" (1998: crise da Rússia e 2002: eleição de Luiz Inácio Lula da Silva).

Contudo, Meinberg alerta que não pretende estabelecer uma relação entre as oscilações dos anos e muito menos comparar a crise atual com aquelas vivenciadas na época, mas sim chamar atenção para um possível "over reacting" do mercado em alguns períodos.

Fonte: Link Investimentos


Um conselho
Por fim, o diretor da Link deixa um conselho. Não acreditem em vozes que dizem: "vamos entrar em depressão", "o mundo vai quebrar" ou "não tem ninguém comprando ações", afinal foram estas vozes que afirmaram: "quando o Brasil se tornar investment grade, o bolsa vai dobrar de preço".

Por: Marcelo Olsen Saad
08/01/09 - 08h50
InfoMoney

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo