, ,

COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010 Leave a Comment

É comum recorrermos aos serviços de profissionais autônomos, para resolver problemas em nossas residências, mas o que aparentemente será a solução pode representar um transtorno.
Sabemos que quem mora em residência própria ou alugada, não está imune aos problemas relacionados a fiação elétrica, encanamentos, telhados, entupimentos, envelhecimento da pintura, pisos, fechaduras e muitos outros.

Aqui vai um caso que aconteceu com um conhecido meu [José será um nome fictício usado], espero com ele mostrar que devemos refletir antes de contratar profissionais autônomos para realizar trabalhos que podem ser feitos por empresas especializadas.

Após comprar uma casa, José percebeu que havia espaço para construção de mais uma unidade no mesmo terreno, e assim poderia alugar esta nova casa e auferir uma renda extra e maximizar seu investimento.

José Construiu o que conhecemos como alvenaria [assentamento de tijolos, instalação da laje], mas faltava o acabamento.

Contratou um profissional autônomo para fazer o acabamento a parte mais cara da construção diga-se de passagem. Esta parte envolve, parte elétrica, hedráulica, piso, portas e janelas, azuleijos, e pintura...
...com prazo de trinta dias para a conclusão.

Neste intervalo, um interessado em locar o imóvel acertou que locaria o mesmo assim que terminado, prevendo uns 45 dias no máximo para o feito.

Acontece que o profissional autônomo, não se dedicou em cumprir o prazo, ficando até semana inteira sem comparecer ao trabalho, o prazo se esgotou e a obra não foi concluida a tempo do pretendente em locar o imóvel se mudar.

Para resumir, o futuro locador desistiu de esperar e dispensou o imóvel, já o José amarga a perda do cliente considerado de um perfil ótimo e vê a sua obra no meio do caminho.

Reflexão
Se José tivesse contratado uma empresa especializada [mesmo pagando um pouco mais caro] teria seu prazo cumprido e já teria locado o imóvel novo e já estaria retirando parte do seu investimento.

Tempo é dinheiro
Neste caso uma obra não concluida representa dinhairo aplicado em material que não está sendo usado, requerendo a atenção constante de José, e o pior de tudo é que não esta dando retorno.


Cuidados em contratar um profissional
Antes de contratar um profissional autônomo ou empresa, deve-se atentar para alguns detalhes.

Se possível, pedir referencias de pessoas ou empresas onde seus serviços foram prestados, assim poderá saber de seu histórico no mercado onde atua.

Estabelecer Preço, prazos, rescrição do que vai ser contratado e forma de pagamento.[um contrato pode facilitar as coisas].

O pagamento deve ser feito depois de vistoriado e aprovado o serviço observando o prazo acordado e cumprimento de todas as regras.

É aconselhável que a vistoria seja feita por um profissional que conheça em detalhes o serviço em questão, um olhar de outro profissional do meio é isento de erros que um proprietário inesperiente pode não perceber.
Crédito da foto: stock photo

0 comentários »

....

Expresse seu comentário abaixo