, ,

COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA DA VALE

domingo, 10 de janeiro de 2010 Leave a Comment


Tags: Vale3, Vale5, CVRD, XVALO, XVALP, Vale do Rio Doce e Participação Acionária.
É verdade que a Vale, maior mineradora brasileira, e uma das maiores do mundo poderia agregar mais valores ao seu produto [como disse o chefe da nação recentemente] ao invéz de vender apenas o mineral em estado bruto. Mas mesmo sendo assim a Vale é o segundo maior jogador da bolsa brasileira " Bm&FBovespa".

Os papéis preferenciais "VALE5 PN" da vale representam 11,666% do Ibovespa, principal índice desta bolsa de valores e só perdem em peso para os preferenciais da Petrobras, os PETR4 que pesam 12,57% do mesmo índice.

A Vale antes conhecida como "Companhia Vale dp Rio Doce CRVD" foi fundada pelo governoem 1942, e passou a ter suas açõoes negociadas na Bolsa do Rio de Janeiro em 1943, e em 1968 sua ações eram também megociadas na praça de São Paulo , na "Bovespa". No ano de 2000 a empresa já tinha sido privatizada e em fevereiro deste ano tinha seu capital negociado na bolsa de Madri na Espanha, compondo o Latibex [principal índice daquela praça]  em junho do mesmo ano, na New York Stock Exchange (NYSE) e em julho de 2008 na NYSE Euronext Paris.

Com esta pulverização de suas ações em diversas bolsas mundo afora, investidores descobriram que é bom negócio investir na mineradora, e isso é facilmente explicado pelo gráfico que representa a posição acionária da Vale em dezembro de 2009.

Este gráfico mostra a participação total de acionistas na companhia, nota-se que investidores de varejo "pessoas físicas" possuem menos de 9% dos papéis da empresa. Por outro lado os ADR papéis representativos de ações da Vale em outras praças estáo em mais de 28%, isso mostra o quanto o investidor estrangeiro está antenado com as possibilidades de crescimento e de ganhos fazendo este investimento.

Abaixo podemos quem são os detentores e a participação nos papéis desta companhia.


Note que investidores estrangeiros possuem mais participação que os os Brasileiros, a diferença supera os 14%, o governo ainda possue uma parte de 5,5%.

Com 5,5% o governo ainda consegue interferir porque além desta participação direta, Fundos de empresas estatais investem na empresa, aumentando sua representatividade, a exemplo do Fundo Previ dos funcionários do BB e o FMP - TGTS, dinheiro do trabalhador que investiu na companhia co  uma ajudinha do governo.

1 comentários »

  • ah sei lá said:  

    Muito Bom o Texto e os gráficos, mas e os 33,3% da VALEAPAR(controladora da empresa), que é formado em sua maioria pela PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) BNDS e BRADESPAR (grupo brasileiro que controla o Bradesco), somados ao capital nacional e do governo brasileiro da um diferença boa de capital nacional vs. estrangeiro.

  • ....

    Expresse seu comentário abaixo